3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental traz + de 60 filmes de 30 países para SP

De 20 a 27 de março, a 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental traz a Sao Paulo longas, médias e curta metragens focados na temática ambiental – sao mais de 60 filmes, oriundos de mais de 30 países, grande parte deles inéditos no Brasil. Classificados nas temáticas Campo, Cidades, Economia, Energia e Povos e Lugares, os filmes abordam questoes como energia nuclear, o uso de animais como cobaias, organismos geneticamente modificados, urbanismo e a vida nas grandes cidades, extraçao de recursos naturais por grandes corporaçaos e suas consequências para o meio ambiente e para comunidades.

A abertura será na próxima 5ª feira, dia 20, com a exibiçao de ‘Blackfish – Fúria Animal’, um dos destaques da mostra, no Reserva Cultural, às 20:30. Entre os destaques está ainda o polêmico filme que conta a história de Tilikum, baleia orca do SeaWorld, em Orlando, EUA, responsável pela morte de 3 pessoas, além dos documentários ‘Sinfonia do Solo’, de Deborah Koons Garcia, viúva de Jerry Garcia, do grupo Grateful Dead, ‘Figuroes’ (Big Men) de Rachel Boyntontem e produçao executiva de Brad Pitt, inédito no Brasil, e ‘A Síndrome de Veneza’, de Andreas Pichle. Os filmes de ficçao também estao presentes, entre eles ‘Terra da Esperança, de Sion Sono, 1º longa-metragem de ficçao japonês inspirado no desastre nuclear de Fukushima, e ‘A Quinta Estaçao, de Peter Brosens e Jessica Woodworth.

Este ano a mostra traz duas novidades – a premiaçao do melhor filme latino americano e um circuito universitário, que levará filmes e debates a diferentes instituiçoes de ensino. O evento acontece simultaneamente no Reserva Cultural, Cine Livraria Cultura, Cine Olido, Centro Cultural Sao Paulo, Museu da Imagem e do Som (MIS) e Matilha Cultural. A entrada é gratuita, exceto no Centro Cultural Sao Paulo, que cobra uma taxa de manutençao de 1 real. Toda a programaçao pode ser conferida aqui e também nos aplicativos gratuitos para Android e iOS.

publicidade

publicidade