Big Data, grandes desafios, o debate esta noite na FGV | Marcelo Coutinho

A combinaçao de dados implícitos (comportamentos), captados através de interaçoes digitais dos consumidores com os serviços ou produtos de uma empresa, e os dados explícitos (opinioes e atitudes), captados através de redes sociais e metodologias de amostragem (surveys e pesquisas) sao um dos campos mais promissores do marketing nos próximos anos. Esta foi a principal conclusao do debate que mediei esta noite na FGV de Sao Paulo e que reuniu Jon Cohen e Rodolfo Ohl, respectivamente VP Global de Pesquisa e Country Manager da SurveyMonkey, e Alexandre Crivellaro, CEO do IBOPE eCommerce.

Uma pesquisa feita pela Survey Monkey com profissionais brasileiros mostrou que 64% deles se consideram “extremamente” ou “muito” qualificados para competir em uma economia baseada na análise e aplicaçao de dados (“um número superior ao verificado nos EUA e na Europa”, observou Cohen sem um pingo de ironia, ao contrário da platéia), e 80% declararam que suas empresas vao aumentar o investimento no setor nos próximos anos, transformando-o em um dos mais “quentes”do mercado de trabalho. Nos EUA se estima um déficit de mais de 1,5 milhao de profissionais no segmento nos próximos anos.

Crivellaro, do IBOPE, destacou que existe um grande desafio nao somente na captura dos dados, mas principalmente no seu tratamento em termos de modelagens preditivas de comportamentos e indicadores de tendências que provoquem um impacto efetivo no negócio. Ele acredita que a consolidaçao deste processo ainda vai demorar “pelo menos” uns 5 anos para se generalizar no Brasil.

Que existem inúmeras oportunidades no campo de captura, tratamento e análise de dados nos próximos anos nao tenho dúvida. Entretanto, como ensina a história das inovaçoes tecnológicas, elas somente são capazes de criar valor quando ao seu redor se constroem modelos organizacionais adequados e uma força de trabalho preparada para sua utilizaçao. Foi assim com o motor a vapor, a eletricidade, as telecomunicaçoes e a Internet. Essa construçao é um aprendizado bem mais complexo que o simples desenvolvimento de softwares.

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