#Cannes – Na China, comporte-se como os chineses, parece obvio mas…

Direto de Cannes

A Proximity trouxe este ano para o Palais o mercado chinês. Para explicar como vender em um país enorme e superpopuloso, escalou duas marcas globais, Pepsi e Volkswagen, que explicaram o óbvio – para se conectar com um povo de cultura tao forte e específica, é preciso se aprofundar nos hábitos e costumes locais.

A Volkswagen, que era apenas a 126a marca mais desejada na China em 2010, desenvolveu um projeto semelhante ao brasileiro do Fiat Mio pedindo para que os chineses imaginassem o carro ideal para suas vidas. O projeto foi um sucesso, as vendas subiram (a Volks vendeu na China no ano passado 37% da sua produçao) e a preferencia pela marca também. Ano passado ela já era a 76a mais desejada naquele país.

O outro exemplo foi da Pepsi, que desenvolveu uma campanha para o ano novo chinês, promovendo a visita de filhos a casa dos seus pais. O tema da campanha era “leve a felicidade para casa”. Felicidade? Pois é, parece que na China o tema da felicidade foi apropriado pelo concorrente da Coca-cola. Coisas desse imenso e complexo chinês.

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