Facebook vs Twitter como 2a tela – pesquisa teria comparado alhos c/ bugalhos

A pesquisa da Trendrr que alega que o Facebook têm 5x mais conversas sobre TV do que o Twitter têm perdido 1 tanto de credibilidade poucos dias após a publicaçao. Como ressaltado pelo Blue Bus, analisava dados inéditos, “concedidos pelo Facebook com exclusividade”, e tratava dados de apenas uma semana. Além disso, depois de entrevistar os analistas da Trendrr, o TechCrunch concluiu que a comparaçao feita com o Twitter parece misturar “alhos com bugalhos” – “A mediçao considerava curtidas do Facebook, mas nao os favoritos do Twitter, o que faz a comparaçao ser injusta”, explicou Josh Constine após entrevistar os pesquisadores da Trendrr. Ele ainda chamou atençao para o fato de que o Facebook usa 1 feed filtrado, que dá importância para determinados conteúdos por longos períodos de tempo, enquanto no Twitter os posts vao ficando para trás com o passar das horas.

– “É difícil avaliar a credibilidade da pesquisa, já que a rede social têm buscado parceiros e nao institutos de pesquisa independentes para realizar esse tipo de monitoramento”, analisa Renato Dias, da Odiseo, especialmente para o Blue Bus. Especula se a aproximaçao do Facebook com a Trendrr nao teria o objetivo de incorporar a empresa, assim como o Twitter fez com a Bluefin Labs no começo do ano.

Apesar da proporçao numérica fazer sentido, Renato ainda se questiona se a quantidade de publicaçoes seria mesmo maior no Facebook do que no Twitter, já que a instantaneidade do site de microblogs é mais latente. Outro ponto levantado por ele é que a limitaçao a 140 caracteres no Twitter ‘infla’ o número de conversaçoes, já que um punhado de tuítes poderia ser facilmente condensado em uma postagem do Facebook.

Contatado pelo Blue Bus, o Facebook promete para breve outros esclarecimentos sobre a pesquisa da Trendrr.

publicidade

publicidade