Gangnam Style é global – tendências do YT ultrapassam fronteiras #smwsp

Kevin Alloca, gerente de tendências do YouTube de Nova Iorque, abriu a sua apresentaçao com o maior hit do momento – Gangnam Style, viral que aumenta seu numero de visualizaçoes em cerca de 11 milhoes por dia. A partir do vídeo de K-pop, Kevin foi elencando uma série de outros vídeos de muito sucesso no YT no mundo todo, como Friday, da Rebecca Black, o polêmico documentário Kony 2012 e até mesmo o fofinho e irritante Nyan Cat. Na imagem, ele mostra um gráfico que destaca o número de visualizaçoes de cada um desses vídeos. Vendo a reaçao da audiência, que rapidamente reconhece os hits, Kevin prova seu 1o ponto – as tendências sao globais, e já ultrapassam as fronteiras geográficas.

Isso nao acontece apenas com virais e memes, mas também chega ao noticiário – como as informaçoes que circulavam na rede na época do Tsunami no Japao – e no surgimento de novos gêneros, que seriam complicados de explorar em outros cenários. Kevin destaca o violino dubstep, e além dele podemos elencar casos como programas e artistas que surgem na internet e depois conquistam seu público fora dela. O total da audiência possível de atingir já nao está restrito à localizaçao geográfica, mas a quao bom (ou divertido, ou brega, ou bizarro) algo possa parecer.

Questionado sobre a busca das marcas por imitar características dos virais, o que pode incomodar a audiência – caso do ‘Perdi meu amor na balada‘, da Nokia – o gerente de tendências do YouTube se esquiva da classificaçao da açao em ‘boa’ ou ‘ruim’, mas destaca que, se usada à exaustao, a técnica vai fazer com que o público fique cada vez mais cético, já desconfiando do que pode ser uma propaganda disfarçada de viral :)

publicidade

publicidade