Garota de 15 responde ao testemunho da de 13 – “Os meus amigos estao no Fb”

Depois da enorme repercussao do testemunho de Ruby Karp, uma adolescente de 13 anos que conta que nenhum dos seus amigos está no Facebook, Adora Svitak, de 15 anos, decidiu mostrar que nem sempre o problema é geracional, mas provavelmente comportamental.

Adora rebate parte da argumentaçao de Ruby como quem conhece o funcionamento da rede social – dá pra colocar os pais em listas separadas, evitando que eles vejam as suas postagens, dá pra modificar o comportamento da marcaçao em fotos, fazendo com que elas precisem ser aprovadas antes de serem publicadas – e assim sua mae nao irá te ver em uma festa onde as pessoas estao consumindo bebidas alcoólicas – e, bem, bullying nao é exatamente uma prática restrita e incentivada pelo Facebook, nao é mesmo?

A adolescente de 15 anos também questiona o fato do testemunho de Ruby, que está em uma das pontas de uma faixa etária genérica que vai desde o ensino fundamental até os universitários, estar sendo tomado como uma ‘prova’ de que o Facebook está perdendo a audiência adolescente.

“Nenhum dos meus amigos está fora do Facebook. Estamos acorrentados a essa ‘besta’, voluntariamente, claro.  Isso porque apesar de tudo o que o Facebook é, incluindo tudo que Ruby cita, os ganhos sao maiores do que as perdas. Ganhos como conversas na madrugada, que vao desde vídeos de músicas a feminismo contemporâneo. Ganhos como a auto-satisfaçao narcisista de ter 140 likes na sua foto de perfil, quando você falou nas Naçoes Unidas. Ganhos desse tipo que eu nunca tive, entendi ou apreciei até que eu tivesse 14 ou 15 anos”, conclui Adora, pouco antes de fazer um pedido a Ruby – “Espere por mais um aniversário”, brinca. Confira os testemunhos de Ruby e de Adora na íntegra no Mashable.

publicidade

publicidade