Página no Facebook denuncia Gina Indelicada, diz que sucesso tem base em cópia e infraçao de direitos autorais

O buzz sobre a Gina Indelicada parece que nao vai ter fim. Depois da iniciativa ter circulado na rede e ser retratada pela Forbes, a página ‘Gina Kibadora Indelicada‘ foi criada no Facebook para denunciar os plágios do criador da Gina Indelicada, Ricck Lopes. O termo ‘kibar’ é usado na rede para se referir a conteúdos de plágio, copiados sem a citaçao de autoria – e a página da Gina Kibadora lista uma série de tuítes que fazem as mesmas piadas da Gina muito antes dela surgir na web. Questionado, Ricck Lopes admitiu em entrevista à Época que sim, parte do conteúdo era baseada em tuítes encontrados na rede, o que fez ferver os fóruns de discussao e criou um embate entre fans da Gina e defensores do direito autoral :)

Em defesa de Ricck, há quem levante a teoria do ‘New Business Generation Model’, que defende que milhoes de pessoas possam ter a mesma ideia ao mesmo tempo, mas que o sucesso fica com aquele que conseguir executá-la de forma mais adequada. De certa forma, até mesmo a propria ideia da Gina Indelicada já foi plagiada – há, por exemplo, a fanpage da ‘Moça Sincera‘, que funciona de forma bem parecida com a estratégia de Ricck Lopes, mas usando a moça do leite condensado. Para Edney Souza, apesar dos pesares a iniciativa ainda assim nao pedeu o mérito – “Um pouco de aconselhamento e o rapaz deixa essas kibadas de lado. Quero ver alguém ensinar estratégia com um pouco de aconselhamento”.

Flavia Vianna pontua no Facebook – “Se você fala mal é inveja”. E argumenta – “Gente, dizer que quem está falando mal é recalque é o mesmo que dizer que quem está defendendo está puxando o saco e querendo tirar vantagens do sucesso do perfil. Duas abordagens sofríveis de tao rasas e superficiais. As pessoas tem direito de terem opinioes e visao distintas dos fatos. Depende do ângulo que se olha a questao”.

Obrigada ao Hilário Júnior pela dica.

publicidade

publicidade