Prefeitura quer nova marca para o Rio pelos 450 anos da cidade

Designers de todo o país podem participar do concurso da marca do aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro, símbolo que será usado nas comemoraçoes de 2015 quando a cidade completa 4 séculos e meio da fundaçao. Inscriçoes vao até o dia 3, próxima 2a.

“Autor de marcas que até hoje fazem parte do dia-a-dia dos brasileiros, o desenhista gráfico pernambucano Aloísio Magalhaes (1927-1982) deixou como um de seus principais legados o símbolo da comemoraçao do IV Centenário do Rio de Janeiro. Passados 50 anos, a Prefeitura do Rio, por meio do Comitê Rio450 e do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, convida a comunidade de designers de todo o Brasil a desenvolver um símbolo que traduza os 450 anos do Rio. As inscriçoes para o concurso, cujo edital está disponível em rio450anos.com.br, vao até o dia 3 de fevereiro, próxima 2a. Os 5 finalistas receberao R$ 15 mil pela criaçao de 2 projetos de marca. O designer vencedor ganhará 1 prêmio total de R$ 125 mil. Entre os critérios para a escolha da marca dos 450 anos, está a fácil reprodutibilidade do símbolo”. 


“A marca deve simbolizar, durante o aniversário de 450 anos, o que é mais carioca e celebrar a existência e persistência desse canto de terra que, entre o mar e a montanha, encanta o mundo. Promover um concurso público para a seleçao dessa marca demonstra a preocupaçao da administraçao municipal em, além de conquistar um resultado de qualidade, fazer com que essa classe profissional apresente seus olhares sobre a cidade, estimulando a reflexao sobre o Rio que somos e que queremos. Além disso, o concurso reforça o compromisso da Prefeitura do Rio com a economia criativa e a inovaçao”.

O Comitê Rio450 e o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) desejam que a marca seja apropriada pela populaçao, a exemplo do que aconteceu com o desenho criado por Aloísio Magalhaes. Na ocasiao, em vez de optar por um dos cartoes-postais da cidade, Magalhaes escolheu o algarismo 4, criando um símbolo geométrico que captou o espírito da festa de 400 anos com maestria e que ainda se faz presente na paisagem carioca.

O concurso de agora é composto de 3 fases, sendo a primeira de habilitaçao técnica e jurídica. A 2a prevê uma entrevista para a apresentaçao conceitual da marca dos 450 anos. Apenas 5 escritórios seguem para a etapa final. Cada finalista receberá R$ 15 mil para o desenvolvimento de duas identidades visuais. O grande vencedor prestará um acompanhamento ao longo de 3 meses para a implementaçao da marca vencedora.

publicidade

publicidade