Qd a internet e a TV se retroalimentam | Patricia Kogut no Globo

Integra da materia no Globo

Tatá Werneck começou no teatro, mas foi na MTV que ficou conhecida. Primeiro, no “Comédia”, depois, no “Trolalá”. Rápida, esperta, incontinente verbal, ela ganhou o coraçao do público jovem, justamente aquele que, teoricamente, “está saindo da televisao, capturado pela internet”. De olho nesse espectador, o Multishow convocou Tatá para, junto com Fábio Porchat, fazer o “Tudo pela audiência”.

Por sua vez, Porchat começou na televisao, mas estourou em “Comédia em pé”, espetáculo que levou muitos adolescentes aos teatros. Depois, com o Porta dos Fundos, essa popularidade se multiplicou graças aos vídeos no YouTube.

Já houve um tempo em que a televisao buscava seus talentos nos palcos. Esse celeiro se ampliou quando, com os meios de produçao de vídeos ao alcance de qualquer um, a web se transformou numa gigantesca fornecedora de valores. Hoje é tudo junto e misturado.

Na TV paga, o “Tudo pela audiência” liderou sempre entre os jovens de 18 a 24 anos (a fonte é o Ibope MW, 15 mercados). Na internet, seu site foi o mais acessado do Multishow em julho e agosto. Fora isso, o programa chegou aos trending topics mundiais no Twitter em todos os seus episódios. Na ediçao ao vivo, a numeralha, que nao vou detalhar para não aborrecer o leitor, foi elevada à décima potência. O próprio Twitter promoveu o programa. Foram inúmeras mençoes.

Quem é atento às audiências da web está careca de saber que Tatá e Porchat sao ímãs de cliques. E, quando uma atraçao como “Tudo pela audiência” ecoa com força pelas redes sociais, vemos a prova de que a televisao e a internet nao sao excludentes. Pelo contrário. Essas mídias, bem trançadas, conseguem um alcance poderoso, se complementam e interalimentam.

Portanto, quem acredita que existe uma linha reta de evasao que tira o público jovem da TV e carrega para outras telas pode rever os seus conceitos. Isso existe. Mas nao é tao simples e talvez seja menos fatal do que parece.

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