Ryan Holiday se preocupa com os blogs – eles seriam altamente manipuláveis, e pautam a ‘grande mídia’

O tapa na cara de Ryan Holiday aqui na TNW Conference, em SP, parece estar sendo dividido entre blogs e jornalistas da grande mídia. Diretor de marketing da American Apparel, Ryan mostrou como é fácil manipular os blogs – com ‘iscas’ que vao desde os já conhecidos brindes e presentinhos, até oferecer ‘pageviews’ com uma história ‘supostamente’ popular para o blog em questao. O maior problema, segundo ele, é que hoje em dia, jornalistas da grande mídia estao se pautando pelos blogs, o que significa que influenciar os blogs (o que ele mostra que nao é difícil) acaba funcionando também para indiretamente manipular jornais e revistas de grande circulaçao.

O poder, segundo Ryan, está na publicidade que sabe entregar o que os blogs estao precisando – “no geral, eles nao tem como verificar as fontes, entao quem se posicionar como fonte confiável pode ‘passar’ a informaçao para frente com mais facilidade”. Inflar os trending topics das redes sociais também foi mostrado como uma boa ferramenta de manipulaçao – o que está em alta no Twitter acaba virando pauta, nem que seja para explicar o que é.

A bronca acabou pegando também os leitores  – é preciso cada vez mais duvidar do que se lê online, afinal, nunca se sabe o quanto aquilo foi manipulado. Leitura crítica, pessoal. Porque, segundo Ryan, nosso jornalismo tem sido manipulado pela publicidade de forma indireta, através dos (até entao inofensivos) blogs ;) A proposito, o assunto é dissecado por ele no livro Trust me I’m lying, confissoes de um manipulador da mídia.

publicidade

publicidade