Sabia dessa? Inventaram um bloqueador para sites que bloqueiam adblockers (!)

É confuso, entao vamos por partes. Primeiro surgiram os adblockers – programas que, instalados no computador do usuário, removem os anúncios dos sites acessados. Como a publicidade digital é, em grande parte, quem financia a produçao de conteúdo, diversos publishers estudam alternativas para lidar com essa prática. A WIRED, por exemplo, ou bloqueia inteiramente os usuários de adblockers ou oferece uma versao do site sem anúncios por uma pequena taxa mensal. O New York Times também considera banir usuários que tenham bloqueadores de anúncios instalados – leia nota anterior. Foi entao que surgiu o ‘anti-adblock killer’ – uma ferramenta que ‘engana’ os sites que usam tecnologia anti-adblocker, fazendo com que eles pensem que você nao está usando um bloqueador de anúncios. Ou seja – ao invés de ter o acesso bloqueado, o usuário pode continuar acessando esses sites normalmente, sem visualizar anúncios. Para os publishers, o próximo passo (previsível, e provavelmente inútil) será entao descobrir como bloquear os usuários de adblockers que também usam os bloqueadores de anti-adblockers. Só mais um indicativo de que essa briga vai longe…

A propósito, leia as análises de Marcelo Coutinho no Blue Bus sobre os bloqueadores de anúncios e a publicidade online:
Bloqueadores de anúncios, a nova batalha da publicidade online | Marcelo Coutinho
A economia dos ad blockers – o que vem pela frente | texto do Marcelo Coutinho
Adpocalypse Now? | a análise de Marcelo Coutinho sobre a publicidade online
IAB x Adblock: e a criatividade? | texto do Marcelo Coutinho

publicidade

publicidade