Trocar é tudo de bom – por um consumo inteligente – Tania Savaget

Falar de Consumo Consciente nao é fácil. O tema quase sempre traz uma conotaçao de perda de alguma coisa. Menos qualidade, menos material, menos conveniência. Também é comum o apelo para a culpa que, definitivamente, nao é a estratégia mais eficiente. A culpa nao é um sentimento que mobiliza, faz pensar ou inspira a mudar hábitos.

Neste contexto, a troca parece uma opçao interessante para quem quer consumir de uma forma sustentável e inteligente. Já escrevi sobre isto, mostrando alguns exemplos bacanas. Li recentemente uma matéria interessante sobre o Instituto Alana, que vem organizando feiras em algumas cidades para promover a troca de brinquedos entre pais e crianças.

O mais curioso é ver que o valor das coisas trocadas na visao das crianças é bem diferente dos pais. Por isto, vale trocar um super aviao por uma bola, um eletrônico por um jogo de tabuleiro, uma boneca por um laptop. Um super aprendizado para os pais e uma forma de dar as crianças a oportunidade de negociar com autonomia. A prática aqui é difícil, mas prazerosa: a do desapego.

publicidade

publicidade